sábado, janeiro 24, 2004

O pássaro assustado e a solidariedade humana

Lendo um comentário no fotolog de um amigo me lembrei duma cena que eu vi hoje, e resolvi escrever aqui pra não esquecer. Estava andando com minha mãe no Largo do Machado quando vimos uma mulher que perseguia um pássaro. O pássaro era um filhote ainda, e não conseguia andar. Não dava pra entender porque ela o perseguia. O fato é que o passarinho, numa última tentativa desesperada de fugir, se jogou num bueiro. A mulher ficou tão desapontada - só então eu percebi que ela queria pegar o filhote pra devolvê-lo ao ninho, e que ele devia ter caído de uma árvore - mas tão desapontada, que se ajoelhou (e era uma senhora de idade já) e se pôs a tentar arrancar a tampa do bueiro. Mas isso não é o mais interessante, espera-se que a culpa leve uma senhora distinta e católica aisso. O mais interessante é que um homem que assistiu toda a cena conosco, e ficou tão desolado quanto nós quando o pássaro se jogou no bueiro, de repente levantou do banco e foi ajudar a senhora a salvar o pássaro. Nós fomos embora, fomos almoçar e esquecer dos passarinhos suicidas. Pena. Essa era uma daquelas cenas que eu queria ver como acabam...

Nenhum comentário: